A diferença entre Telemática e Telemetria

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Imagem ilustrativa de tecnologia em um veículo
Imagem ilustrativa dos processos de telecomunicações
A telemática é um método de monitoramento de veículos, sejam eles carros, caminhões, equipamentos e outros ativos por meio da tecnologia de GPS e diagnóstico a bordo (OBD) para traçar os movimentos do ativo em um mapa computadorizado. Também conhecida como rastreamento de frota ou rastreamento de veículos por GPS, a telemática tem sido, ultimamente, a ferramenta mais utilizada para gestão de frotas, sejam elas comerciais ou governamentais. 
O sistema telemático é composto por um sistema inteligente instalado diretamente no veículo, que é capaz de reportar praticamente todos os detalhes, desde velocidade e marcha lenta, até o consumo de combustível e pressão dos pneus, por exemplo. 
Agora, imagine poder ter acesso remotamente a essas informações a fim de monitorar desgastes, manutenções preventivas e até melhores hábitos de condução. Tudo isso descreve o universo da telemática, também conhecida como rastreamento de frota por GPS. 
Uma grande quantidade de dados pode ser processada e analisada com um dispositivo telemático e outro hardware ou sensores conectados, como por exemplo:  
  • Posição;
  • Velocidade do veículo;
  • Distância/tempo da viagem;
  • Tempo parado com motor ligado;
  • Freada brusca e condução agressiva;
  • Uso de cintos de segurança;
  • Consumo de combustível; 
  • Avarias do veículo; 
  • Tensão da bateria e outros dados do motor. 
Até aqui falamos da Telemática, mas e a Telemetria? São dois termos relativamente parecidos, porém com intenções e funcionalidades distintas. 
A Telemetria é a arte de medir as coisas. Dentro da indústria, o termo é utilizado como uma tecnologia que permita a medição remota e a comunicação de informações entre sistemas, através de dispositivos de comunicação sem fio, como ondas de rádio ou sinais de satélite.
Esse termo geralmente se refere a uma comunicação sem fio, que se utiliza de um sistema de monitoramento que realiza a coleta de determinados dados, enviando a uma central de armazenamento, seja um servidor físico ou em nuvem.
Em sua atividade básica, a telemetria tem como função realizar leituras ou captações de dados e até mesmo realizar comandos remotos acionados por operadores ou desenvolvedores de sistemas. 
Em muitos casos, o termo se refere ao próprio sistema tecnológico de monitoração, utilizado para comandar, medir ou rastrear um dispositivo a distância. 
A telemetria também é utilizada para medir pontos que, geograficamente, se movem, como automóveis para controle logístico, por exemplo; é neste ponto que aqui apresentamos a utilização simultânea das duas tecnologias, Telemática e Telemetria, pois a primeira capta os dados diretamente do veículo/implemento e a segunda envia esses dados para informação remota on-line ou armazenamento. 
Dessa forma, podemos concluir que o conceito que liga essas duas tecnologias seria a comunicação à distância de um ou mais conjuntos de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações. 

Você é produtor de cana e quer resolver os seus problemas de qualidade de plantio?
Tire suas dúvidas aqui

Deixe sua avaliação