Impactos da tecnologia na produtividade da cana

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Imagem de uma pessoa usando tecnologia em um canavial
A cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para nosso Agronegócio, com um sistema produtivo, econômico, social e ambiental relevante em nosso dia a dia. 
Com sua ampla importância no mercado, atualmente a cultura da cana-de-açúcar movimenta mais de 100 bilhões anualmente, é responsável por 2% do P.I.B. Nacional e a cada década vem se consolidando com notória presença na Matriz Energética Sustentável para o Brasil e o Mundo.  
A agricultura canavieira tem ido ao encontro de práticas e manejos agronômicos que trazem ganhos desde a instalação da cultura à colheita com monitoramento, controle e rastreabilidade em suas principais operações. Dentre esses principais processos, podemos citar:  
  • Desenvolvimento de Inovações em Automações para Máquinas e Equipamentos; 
  • Rastreabilidade e controle logísticos de operações em campo;
  • Melhorias no Manejo Racional e Nutricional;
  • Desenvolvimento em Melhoramento Genético e Biotecnologia;
  • Estratégias de Manejo Biológico para Biodiversidade, Nutrição e Bioinsumos;
  • Escalonamento exponencial na utilização de GPS, Piloto Automático, Imageamento e Geoprocessamento;
  • Mapeamento da variabilidade sazonal das características físicas e químicas do solo;
  • Manejo e controle nas aplicações em taxas fixas ou variáveis, de corretivos, fertilizantes, herbicidas, inseticidas, fungicidas e maturadores;
  • Monitoramento e controle da produtividade e tráfego de máquinas agrícolas;
  • Desenvolvimento de expertises ferramentas em análise de dados e interpretação de dados por Imagem de Satélite;
  • Monitoramento e controle da infestação de plantas daninhas para aplicação localizada ou total de herbicida;
  • Técnicas de determinação fisiológica de cana-de-açúcar por meio de análise de imagem Satelital;
  • Estimativa da produtividade da cana-de-açúcar por meio de sensoriamento Satelital.
Um setor versátil e com amplo potencial de crescimento resulta em um ganho expressivo na adoção de tecnologias, acomodando diversas melhorias e ganhos de produtividade notáveis desde os canaviais, indústrias e pessoas até o empoderamento energético, que, por sua vez, anda em ritmo acelerado com a Biomassa, Automações e Autonomias Agrícolas; e o mais recente queridinho entre as adoções tecnológicas, o Biometano, que promete a produção de Energia com Hidrogênio Verde, trazendo rentabilidade, sustentabilidade e maior atratividade e investimento ao setor.
Através dessa pujante realidade, grandes empresas têm trabalhado e desenvolvido pesquisas, inovações e tecnologias para atender esse mercado.  
Atualmente as práticas agrícolas com a utilização de tecnologias como os Drones estão bem estabelecidas, onde podemos contribuir com total expertise no Mapeamento de Falhas de Plantios, Reconstituição de Linhas de Colheita, Pulverização em Área Total ou Localizada, e na Liberação de Agentes Biológicos para o Controle de Pragas, com uma relevância e credibilidade gerada em nossos clientes que buscam qualidade nas operações, melhores tecnologias de aplicação, diminuição no pisoteio e compactação de suas áreas, já que há menor tráfego de máquinas e implementos nestas, e com uma visão de sustentabilidade, visto que as atividades via Drones emitem de 600% a 2.000% menos CO2 com relação às aplicações tratorizadas ou com Aviões respectivamente. Neste momento, nossas operações com Drones são de 300 mil hectares entre Aplicações de Biológicos, Pulverizações e Imageamento com Geoprocessamento.
Com a crescente instabilidade mundial, que tem afetado as ofertas de commodities, aumentou-se o custo de produção. Por isso, tornou-se primordial a utilização racional e equilibrada de Insumos e Fertilizantes.

Você é produtor de cana e quer resolver os seus problemas de qualidade de plantio?
Tire suas dúvidas aqui

Deixe sua avaliação