Os sistemas e a inovação no agro 4.0
Por que a inovação tecnológica é importante para o agronegócio?
Mesmo com mais de cinco milhões de estabelecimentos rurais no Brasil, 50% do valor total da produção de 2017 pertenceu a apenas 1% das fazendas. Estudos recentes mostram que o acesso à tecnologia é mandatório à concentração da produção¹. A crescente demanda global pela produção brasileira de alimentos, somada à busca constante pela minimização dos impactos ambientais, gera a necessidade de aumento de produtividade por meio de novas tecnologias, o que introduz a chamada agricultura 4.0².
Quais são e para que servem as tecnologias inovadoras utilizadas no agro 4.0?
A agricultura 4.0 consiste na integração de tecnologias inovadoras como IoT, inteligência artificial (IA), analytics, big data, sensoriamento e rastreabilidade, podendo contribuir nos quatro eixos fundamentais de impacto na atividade rural². São eles:
- produtividade e eficiência;
- gestão de equipamentos;
- gestão de ativos/animais; e
- produtividade humana.
Aumentando os níveis de aplicação de tecnologias, pode-se obter inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais². A inovação por meio destas tecnologias deve levar em consideração os quatro tipos de recursos chave para obtenção de bons resultados na sua implementação³. São eles:
- Recursos humanos: As pessoas são uma parte importante do sucesso das inovações. Os operadores dos sistemas, analistas de dados e gestores devem estar devidamente capacitados à utilização dos sistemas, com clara definição dos seus papeis e alinhados com o propósito da organização.
- Recursos físicos: Por vezes a inovação requer condições físicas para atingir seus resultados tais como terreno, máquinas e veículos dentre outras. A disponibilidade e qualidade desta estrutura física pode interferir nos resultados da inovação.
- Recursos financeiros: A quantidade de dinheiro, crédito ou garantia financeira para os projetos de inovação muitas vezes determina quantos projetos podem ser conduzidos simultaneamente, além de definir aplicação ou não de esforços em inovações mais complexas.
- Recursos intelectuais: Por fim, os recursos intelectuais como marcas, patentes, métodos, conhecimento técnico específico e softwares ajudam a determinar o caminho de inovação a ser seguido, proporcionam competitividade e apoiam estratégias de melhorias organizacionais, para os produtos, serviços, processos e marketing.
Destes recursos chave é possível extrair uma reflexão sobre a definição de sistema: Os programas de computador são apenas uma parte do conjunto de elementos contendo pessoas, processos, máquinas, regulamentos e muitos outros que, intelectualmente organizados, vão compor um sistema. A análise de todos estes fatores, somada ao know-how agronômico, guiam o desenvolvimento de inovações para entregar produtos digitais de alta capacidade ao agronegócio.
Existe um atalho para obter resultados rapidamente com estas inovações no agronegócio?
Sim. Existem ferramentas inovadoras que já estão formatadas dinamicamente para se ajustar a diferentes realidades agronômicas, proporcionar redução de custos e aumentar a qualidade das operações. O Grupo AGTech desenvolve soluções completas para apoiar a atividade agrícola, contando com equipes para desenvolvimento, implantação, treinamento e acompanhamento de resultados. Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça os produtos desenvolvidos por quem entende de tecnologia para o agronegócio.
Você é produtor de cana e quer resolver os seus problemas de qualidade de plantio?
Tire suas dúvidas aqui