Segurança nas operações agrícolas
O uso do maquinário agrícola promoveu grande modernização e expansão da agricultura no Brasil e, consequentemente, contribuiu para um ambiente de maior risco e mais insalubre aos trabalhadores rurais. Sendo assim, os acidentes de trabalho nesta atividade aumentaram exponencialmente pelo fato de os trabalhadores estarem constantemente expostos a diversos agentes causadores de riscos de ordem física, química, biológica e até mesmo psicológica.
As operações com maquinários e implementos agrícolas já tiveram os piores índices de acidentes no trabalho, muitas vezes ligados ao cansaço, falta de atenção, operação de máquinas em condições extremas, maquinário antigo e em desacordo com as atuais normas de segurança, falta de orientação e treinamento do operador, por vezes derivado de uma supervisão distante devido a característica desta atividade laboral.
O empregador moderno deve ter como valor fundamental a priorização da vida de seus colaboradores, usando-se principalmente de ações preventivas, como: os treinamentos periódicos para capacitação de segurança na operação do maquinário agrícola conforme NR 31.12; atendimento rigoroso à periodicidade das trocas de EPI conforme exige a NR 6; realização regular dos exames ligados diretamente a atividades de risco de cada função no campo; atualização anual dos programas de gerenciamento de riscos; seguro de vida para todos os colaboradores; disponibilização de EPCs para sinalização e prevenção na realização de tarefas; treinamento de direção defensiva como forma preventiva e de conscientização aos colaboradores externos que viajam utilizando veículos da frota.
Historicamente, os acidentes de trabalho ocorrem pelo uso de maquinários obsoletos, que, por vezes, passam por manutenções e/ou implementações para continuarem ativos. Para estes, deve ser criado o Procedimento Operacional Padrão – POP; assim, cada colaborador saberá como utilizá-lo na atividade sabendo dos riscos. O POP é um material didático que deve conter ilustrações para maior facilidade de compreensão do colaborador operante.
A entrega técnica de produtos deve ser realizada com todos os procedimentos de segurança, sejam eles de autoria própria ou seguindo os conformes dos clientes, sem pular etapas, para que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento de que é possível realizar aquela atividade com segurança.
Você é produtor de cana e quer resolver os seus problemas de qualidade de plantio?
Tire suas dúvidas aqui