A MWM, empresa do grupo Tupy e referência em soluções de motores, equipamentos e tecnologias sustentáveis, anunciou uma parceria estratégica com a AGTech, pioneira em soluções agrícolas inteligentes, para a implementação de uma solução integrada de fábrica, do sistema de automação e monitoramento remoto da fertirrigação às motobombas MWM, trazendo aumento de eficiência e controle sem precedentes para a agricultura moderna.

Em maio, a MWM apresentou uma nova linha de motobombas com motorização a biometano e a diesel, resultado de um projeto de desenvolvimento integralmente nacional. O lançamento ocorreu durante a Agrishow 2023, evento importante no setor agrícola. As motobombas, desenvolvidas no Brasil, incorporam tecnologias avançadas no segmento de irrigação, incluindo a exclusiva motorização eletrônica MWM, que proporciona uma redução de até 20% do consumo médio de combustível devido ao controle microprocessado de rotação e carga.

Os equipamentos de fertirrigação, disponíveis tanto em versões diesel quanto biometano, abrangem uma faixa de potência de 180 a 300 cv. Já os equipamentos de irrigação convencional, quando equipados com os motores 4.12TCE MWM, variam de 100 cv a 180 cv, e quando equipados com os motores 6.12TCE MWM, abrangem uma faixa de 200 cv a 300 cv.

A parceria promove a integração do sistema de controle eletrônico do motor com sistema HidroMeter de automação da irrigação, solução avançada de automação e monitoramento para frentes de fertirrigação, produzido pela AGTech.

Com o sistema integrado, o motor passa a operar em rotações e cargas adequadas, o que aumenta em até 20% a durabilidade dos componentes, quando comparado ao motor sem sistema de automação integrado. O sistema HidroMeter conecta à frente de irrigação (motobomba, carretel e módulo trator), via rede satelital e/ ou à internet durante toda a operação, mantendo a pressão de trabalho e cadência de esticamento dentro dos limites estipulados, além de apoiar o operador no correto posicionamento do canhão aspersor, evitando que haja sobreposição da lâmina de aplicação a cada passo da operação, o que poderia gerar acúmulo de vinhaça, com proliferação de insetos, impacto ambiental e desperdícios. Da mesma forma, o georreferenciamento evita áreas sem aplicação de vinhaça com queda de produtividade agrícola. Em casos extremos, até 20% de área não coberta é identificado quando da não utilização de frentes automatizadas.

Com o sistema integrado, via rede satelital e/ ou internet o Centro de Operação Agrícola (COA) da usina, passa a gerenciar em tempo real a atividade das frentes de fertirrigação, e diferentemente dos sistemas não integrados, consegue atuar “remotamente” ao mínimo sinal de irregularidade no campo.

Ingomar Ilson Matte, Fundador CEO da AGTech Agrotecnologias, falou sobre o avanço das tecnologias de irrigação e fertirrigação com a parceira MWM. “Um passo fundamental foi dado com um importante e disruptiva solução associada aos motores MWM que oferecem durabilidade, confiabilidade e desempenho para o agronegócio.
Estamos gerando um novo patamar estratégico para o manejo sustentável nas áreas de irrigação e fertirrigação, no uso racional de recursos hídricos e da vinhaça, um ativo para o setor sucroenergético.
A solução HidroMeter conhecida e aprovada pelo setor proporciona o uso racional destes insumos e otimização da mão de obra, associando gestão e tecnologia à sustentabilidade, com resultados obtidos entre 10% e 20% na redução do consumo de combustível, maior disponibilidade de equipamentos, melhor precisão de aplicação o que reflete em melhor qualidade, uso eficiente dos recursos e tudo isso sendo gerenciado pela nossa plataforma PremoCenter com comunicação agro 4.0.
Trabalhamos para garantir a transformação tecnológica na irrigação e fertirrigação, é a nossa Missão”.

José Eduardo Luzzi, Presidente CEO da MWM, destacou: “A parceria com a AGTech nos permite elevar ainda mais o patamar da automação agrícola. O sistema HidroMeter integrado às nossas motobombas proporcionará aos agricultores um controle preciso e uma gestão eficiente, melhorando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais.”

 

Sobre a AGTech

O Grupo AGTech é brasileiro e atua em duas frentes de negócio no setor agrícola. Uma delas é AGTech Soluções, voltada ao desenvolvimento de agrotecnologias, abrangendo software, hardware e comunicação. Desde as etapas de preparo, plantio, irrigação e transporte, a AGTech integra de forma sinérgica as operações no campo e os implementos aos centros de controle agrícola. E a outra vertente é a AGTech Serviços, que usa a tecnologia de forma personalizada para cada tipo de cultura, destacando-se pela excelência em mapeamento da fertilidade do solo, operações aéreas com drones e uma escola de formação de pilotos especializada. A atuação da AGTech tem foco principal no setor sucroenergético, englobando usinas de cana-de-açúcar, cooperativas, fornecedores e fabricantes de implementos para o setor. Com sede em São José do Rio Preto (SP), a empresa mantém uma presença ativa em todo o território nacional.

 

Sobre a MWM

A MWM, uma empresa do grupo Tupy – multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais para bens de capital, é fabricante de motores, geradores de energia e torres de iluminação. Há mais de sete décadas no Brasil, atende a diversos segmentos e exporta para mais de 45 países. A Empresa oferece soluções completas em descarbonização para o campo e para a cidade, possui um extenso portfólio de peças de reposição e é referência em operações de contratos de manufatura. Seus clientes contam com uma renomada e capacitada rede de distribuição e serviços com mais de 1.300 pontos no Brasil e no mundo.

Acesse: www.geradoresmwm.com.br / www.mwm.com.br e visite a sala de imprensa.

 

Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México.

Acesse: www.tupy.com.br