Como e por que optar pelo uso de zonas de manejo
A prática da agricultura de precisão tem como premissa a maximização do potencial produtivo e o uso racional de insumos agrícolas respeitando a variabilidade espacial dos principais fatores que determinam o desempenho das culturas.
A amostragem de solo georreferenciada a partir de grades amostrais foi o marco inicial da agricultura de precisão, o que possibilitou uma otimização no uso de insumos pois passou-se a levar em consideração a disponibilidade de nutrientes no solo e as necessidades da planta.
Também conhecidas como Unidades de Gestão Diferenciadas (UGDs), as zonas de manejo são sub-regiões definidas dentro de uma mesma áreaque através do agrupamento de características uma vez delimitadas, podem ser consideradas homogêneas.
Neste contexto, a delimitação das zonas de manejo é uma etapa importantíssima no gerenciamento dos campos de produção, que podem envolver aspectos físicos, químicos e biológicos do solo, como:
- Mapa de produtividade;
- Textura e mineralogia;
- Condutividade elétrica;
- Imagens de satélite; e
- Matéria orgânica do solo.
Cada zona apresenta características similares reduzindo ao máximo a variabilidade e assim focando em um manejo único e uniforme.
Para definir uma zona de manejo, é necessário analisar dados históricos da área, afinal, quanto maior o conjunto de informações, mais preciso é o resultado.
Coletar os dados que orientarão a delimitação dessas zonas e posteriormente, utilizando diferentes procedimentos metodológicos, as informações coletadas são sobrepostas e define-se zonas similares a partir de critérios pré-estabelecidos.
Por exemplo, sugere-se que os mapas de produtividade sejam relacionados de acordo com a produtividade média da área e delimitadas em 3 classes da média geral da produtividade da lavoura.
Existem várias técnicas computacionais que através de softwares de Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem auxiliar na geração destas zonas de manejo, como o plugin gratuito Smart-Map para QGis e uma série de plataformas e softwares pagos com foco em agricultura de precisão.
Quais as vantagens de conhecer as zonas de manejo da sua propriedade?
- Através do uso de Zonas de manejo é possível agregar dados históricos da área em diferentes camadas e convertê-los em informações relevantes para a tomada de decisão em operações como coleta de amostras de solo, planta, raízes, entre outros.
- A amostragem através de zonas de manejo permite avaliar de modo mais detalhado quais são os fatores que estão afetando de maneira significativa a produtividade das culturas pois facilita a investigação de muitas variáveis, o que em uma amostragem por grade não seria viável. Dessa forma, temos redução de custo pois se reduz a quantidade de amostras a serem coletadas e analisadas.
- Escolha assertiva de cultivares, pois, cada cultivar possui exigências específicas quanto à disponibilidade hídrica, fertilidade e outras características que podem ser definidas através das UGDs.
- As aplicações de corretivos e fertilizantes em taxa variável em zonas de manejam são geradas de forma mais rápida e simplificada. Na quantidade e locais corretos.
A gestão da lavoura com métodos da agricultura de precisão possibilita realizar manejos mais assertivos trazendo maior produtividade e lucratividade ao produtor.
Você é produtor de cana e quer resolver os seus problemas de qualidade de plantio?
Tire suas dúvidas aqui